Antena Parabólica capta tv digital terrestre ? Saiba mais sobre TV Digital Terrestre

Na realidade a faixa de frequência de transmissão terrestre UHF, assim como as faixas de frequência de transmissão satelital Banda C e Banda KU não estão necessariamente atreladas ao sinal digital ou analógico ou mesmo ao tipo de tecnologia usado para a codificação e decodificação deste sinal, a frequência é somente um meio, uma espécie de cabo invisível, por onde se pode conduzir um sinal de tv ou dados, seja ele analógico ou digital.

Então a faixa de frequência UHF que antes era usada para a transmissão analógica agora está também disponível para a transmissão de sinal de tv digital, assim como a Banda C dos satélites passaram a servir ao sinal digital em outra época, assim como um cabo de antena pode trafegar tanto sinal de tv analógica quanto sinal de tv digital, não há grande dificuldade para o meio se existe a tecnologia para transmissão e recepção do sinal nas duas pontas.

A Antena Parabólica Capta o sinal da TV Digital Terrestre?

Possível até é, mas em casos muito específicos que não existem para 90% dos usuários de tv digital terrestre.

Isto por que a antena parabólica ao “captar” um sinal de tv digital terrestre não está usando nada da tecnologia de captação de sinal de tv existente nela, ela estará somente servindo como um pedaço de metal que capta muito mal e com péssima qualidade, quando consegue captar, algum sinal de tv digital terrestre.

Mas para conseguir esse feito tem que estar na presença de um sinal de tv digital terrestre muito forte e a antena tem que estar apontada de uma maneira que o sinal de tv digital terrestre encha o copo do LNB com perfeição e o cabo que vai no LNB tem que estar ligado na entrada de antena terrestre da televisão.

Ou seja, será o mesmo efeito de ter uns pedaços de arame em cima de casa para captar a tv digital terrestre, então não vale a pena.

Esta é uma questão que atualmente caiu em baixa qualidade de equipamentos colocados no mercado brasileiro, ou seja, a maioria dos decodificadores de tv digital terrestres presentes no mercado atualmente se equivalem em qualidade pois as marcas adotaram uma política de simplificar o produto diante de um mercado que precisa consumir muito este equipamento e quer pagar muito pouco por ele.

como saber se minha tv tem conversor digital? se tiver como fazer? se não tiver o que fazer?

A melhor forma de saber se a sua tv já tem decodificador de sinal digital terrestre e você não está com o manual dela, é ir nas configurações de sintonia de canais da televisão e verificar se existe nestas configurações a informação de sintonia de canais digitais.

Toda tv com sinal digital terrestre tem a indicação de sintonia de canais analógicos e também de sintonia de canais digitais.

Ela primeiro faz a sintonia de um tipo e depois a sintonia de outro tipo de sinal.

Se a sua tv tem declaradamente a sintonia para canais digitais, basta incluir uma antena UHF e verificar na parte de trás da sua tv a entrada de antena onde se encaixa o cabo para a antena de sinal digital terrestre, na verdade a antena UHF.

Mas a antena de tv digital terrestre também depende de apontamento para o lugar correto senão o sinal fica falhando.

 

Crédito: gps pezquiza

 

CLUBE AZBRASIL