FAQ: É POSSÍVEL CAPTAR DOIS SATÉLITES EM UM UM SÓ LNB?

Muita gente ao ler este texto pode estar pensando, ué mas isto não é fácil de se fazer com um kit carona? Captar vários satélites com uma só antena?

Sim, O kit carona pode captar vários satélites aproveitando uma só antena mas você terá que usar vários LNBs pois esta é a essência do kit carona, usar vários LNBs.

O que estamos falando aqui é de uma coisa diferente,  Estamos falando do o bi apontamento.

Quando dois satélites estão muito próximos um do outro, como é o satélite C2  que está na posição orbital 70°W e o satélite C3 que está na posição orbital 75°W, é possível captar em um só LNB os dois satélites ao mesmo tempo.

Quando isto ocorre você irá notar que ao mandar fazer uma busca cega nos canais do satélite que está sendo configurado no seu receptor, Vai aparecer mais TPs e canais neste satélite do que você estava esperando.

A diferença de graus entre os dois satélites para os quais você está fazendo o bi-apontamento não deve ser muito grande, 5° graus como no caso acima eu já acho uma diferença grande, mas ainda vale a pena fazer o teste para tentar captar.

Há uma boa regra para que se consiga um bi apontamento mais facilmente, que é calcular a metade da diferença de ajuste entre um satélite e outro e configurar a antena e o LNB para ficar exatamente nesta metade.

Por exemplo, no caso do StarOne C2 e StarOne C3 em bi apontamento, você deve começar sempre pelo Giro do LNB:

Giro do LNB StarOne C2 (dados para Sua Cidade, calcule para a sua cidade no Dishpointer): -49,7°
Giro do LNB StarOne C3: -55,4°
Giro do LNB para bi apontamento StarOne C2/StarOne C3: -52,55° que corresponde a matade do valor entre -49,7° e -55,4°.

É simples: -55,4° menos -49,7° para encontrar o valor da diferença que dá 5,7°. após isto você deve dividir este valor por 2, já que queremos a metade do valor, que dá 2,85° e então somar este valor da metade com o menor valor, ou seja, 49,7° + 2,85° que dá -52,55°.

Você vai usar esta mesma lógica para a elevação e também para o azimute entre os satélites.

Se um satélite tem o sinal bem mais forte que o outro provavelmente você precisará fazer alguns pequenos ajustes para que consiga captar melhor o sinal do satélite mais fraco, priorizando o foco de sinal para o satélite mais fraco, sempre lembrando que o apontamento de antena parabólica exige que se faça movimentos milimétricos, tem que ter muita paciência e a mão leve para que se faça um bom ajuste fino.

Crédito: Gps Pezquiza