APONTAMENTO DA ANTENA PARABÓLICA SEM SABER ONDE ESTÁ O SATÉLITE

– colocar o receptor em um TP de sinal forte para que ele acuse quando você encontrar o sinal do satélite, o receptor vai trabalhar como um satélite finder.

– o giro do LNB, se o LNB não estiver na posição correta é provável que você nem encontre o sinal do satélite. Confira como se faz o giro do LNB.

– a elevação da antena, que é o movimento vertical da antena, que também tem que ser feita o mais correto possível para que você encontre o sinal mais forte do satélite com maior facilidade. Confira como se faz a elevação da antena.

Após ter executado os três pontos expostos acima, fica muito fácil encontrar o satélite, basta movimentar a antena na posição do Azimute (direção), que é o movimento horizontal da antena, movimente a antena bem devagar que você vai conseguir achar o sinal do satélite.

A lógica de se encontrar o satélite sem que se saiba a direção dele é bem simples de se entender, já que se a antena estiver com o LNB na posição correta e a elevação também estiver correta, o que resta é o Azimute que é o movimento mais fácil de se executar na antena e ao passar pelo ponto de captação do sinal ele vai acusar com certeza.

Este tipo de apontamento é mais complicado de se fazer se você tiver por exemplo, o Azimute, mas não tiver o giro do LNB correto ou a elevação correta, que são movimentos muito mais sensíveis para a perda de sinal do satélite.

Você pode ter uma boa idéia do Azimute em que a antena deve parar se guiando pelo sol, já que os satélites estão em orbita no céu em uma posição que segue o movimento do sol no céu, então onde o sol nasce você vai ter o satélite Intelsat 1002, Telstar 12, só para citar os mais famosos.

Na posição do sol do meio dia você vai ter mais ou menos o satélite da Sky, o Intelsat 11.

Já onde o sol se põe você vai ter o Galaxy 19

Claro que a posição vai variar um pouco dependendo em que local do Brasil você está, mas já serve como um bom guia se você não tem uma ferramenta na mão como uma bússula, por exemplo.

Tenha sempre estes dados anotados em relação aos principais Satélites que você quer apontar.

Estou considerando que você já está com a antena instalada e cabeada até o receptor de satélite, só faltando mesmo encontrar o satélite.

Com estas dicas e um pouquinho de treino você vai conseguir apontar a sua antena parabólica mesmo sem saber a direção exata onde o satélite está no céu.

Crédito: gps pezquiza