EXISTE ALTURA MÍNIMA PARA INSTALAR ANTENA BANDA KU ?

Para o funcionamento correto de uma antena parabólica offset, ou qualquer outra antena parabólica, mesmo as do tipo focal point, não existe esta limitação de altura em que ela pode ser instalada, ou seja, ela vai funcionar tanto se você há instalar no chão ou mesmo em um mastro com dezenas de metros de altura (o que não é nem um pouco recomendável, diga-se se passagem, pois além da questão de segurança para o instalador também há legislação específica nas cidades que regulamentam o uso de mastros para qualquer tipo de instalação.

Voltando ao assunto da instalação da antena parabólica em relação à altura, o que determina se vai ou não captar o sinal do satélite em relação à altura que você instalou a antena é se há ou não obstáculo que se oponha entre o sinal enviado pelo satélite e a antena parabólica, ou seja, não pode haver nada entre o prato da antena parabólica e o sinal do satélite que impeça que este sinal chegue até a antena parabólica.

Por isto você pode instalar a sua antena parabólica até no chão – desde que você consiga fazer a correta configuração da elevação da antena parabólica para o satélite que você deseja captar – a elevação faz com que o prato da antena fique mais deitado ou mais em pé – que se não houver obstáculo entre a antena parabólica e o satélite o sinal será captado corretamente.

O que você tem que prestar atenção então é em não instalar num local onde paredes ou árvores vão ficar na frente da antena parabólica, tampando o sinal do satélite.

Tem também que prestar atenção se não é um local onde futuramente vai aparecer um obstáculo para tampar a antena, se está crescendo uma árvore ou outra planta por perto, se o vizinho vai construir na frente da sua antena e assim por diante.

Outro fator bastante comum quando se instala a antena muito baixa é que alguém ir lá e mexer nela, e se ela sair do lugar aí você perde o sinal do satélite.

Crédito: Gps Pezquiza