FAQ: Existe distância certa para instalar uma antena parabólica de outra?

Para saber a que distância instalar uma antena parabólica de outra devemos determinar primeiro algumas coisas sobre a nossa instalação.

Quais são os tipos de antena que queremos instalar? Antenas offset que são aquelas pequenas tipo as antenas das operadoras de tv por assinatura; Antenas focal point teladas que são aquelas antenas maiores e com telas vazadas em que se consegue enxergar de um lado para outro da antena; ou antenas focal point de chapa, que parecem com a antena telada mas são antenas com todo o seu corpo fechado.

Mais uma coisa a se determinar para saber a que distância instalar uma antena parabólica de outra é saber quais são os satélites que você deseja captar com cada uma destas antenas.

Satélites com sinal em Banda KU são melhor captados por antenas offset e antenas focal point de chapa, são raros os que se podem captar com antenas teladas e por isto esse tipo de antena não é normalmente usada para captar satélites Banda KU.

Satélites Banda C são geralmente captados com antenas focal point teladas e também de chapa, sendo mais comum usar as teladas.

Se o satélite tem sinal forte pode ser que se uma antena precisar atrapalhar um pouquinho o sinal dele pode não haver perdas grandes. Se o satélite tem sinal fraco nenhuma antena pode atrapalhar o sinal recebido para este satélite.

Nas suas tentativas de instalação você consegue perceber se o sinal do satélite é forte ou fraco.

Determinando a que distância instalar uma antena parabólica de outra

Agora que já temos alguns pontos em consideração, o ideal para determinar a que distância instalar uma antena parabólica de outra é, sabendo para quais satélites queremos instalar cada antena, e sabendo que não haverá obstáculos como árvores e muros em frente a estas antenas para atrapalhar o sinal que chega do satélite, instalar estas antenas uma ao lado da outra, podendo até mesmo a ponta externa do lado do prato de uma antena tocar a ponta externa do lado do prato da outra antena, sem nenhuma das antenas ficar na frente da outra, ou seja, uma antena ficar ao lado da outra, até mesmo encostadas, mas sem que uma se coloque nem um centímetro na frente da outra.

Se esse cenário não é possível e uma antena precisa ficar um pouco na frente da outra, então deve-se levar em consideração que, o ideal é que as antenas que ficarão uma sobre a outra tenham diferenças de azimute, o rumo para onde se vai apontar elas, maior do que 90°, desta maneira nenhuma das duas vai atrapalhar o sinal da outra.

Se este cenário ainda não é possível e ainda assim é necessário instalar uma antena que tampe um pouco o sinal da outra, o ideal é que, nesse caso se use uma antena telada e a segunda de chapa, sendo que a telada pode ficar um pouquinho na frente da chapa e nunca o contrário, e neste caso é melhor que a telada não tampe mais que 20% do prato da antena de chapa.

Isto por que a antena telada deixa vazar um pouco do sinal pela sua tela e esse sinal, mesmo em menor quantidade, ainda vai ser aproveitado pela antena de chapa.

você deve levar em consideração também que o sinal que chega à antena que tem um único LNB instalado nela, chega reto, ou seja, é como se o prato da antena fosse um fundo de um copo e você pudesse enxergar o tubo do copo como o sinal chegando na antena, dessa maneira, se nada atrapalha o caminho do tubo do copo, esse é o ideal para se instalar várias antenas em um mesmo local.

Sugerimos que vocês cliquem na nossa seção apontamento para mais Dicas.

Créditos: Gps Pezquiza