FAQ: Por quer Dois Satélites Ficam na Mesma Posição Orbital?

Existem algumas posições orbitais que são captáveis aqui no Brasil onde existem dois e até mais satélites colocados nesta mesma órbita.

As mais nobres são as posições 43°W, 61°W e 70°W, mas há outras posições também.

Na posição orbital 43°W estão os satélites Intelsat 11 e Sky Brasil 1.

Na posição orbital 61°W estão os satélites Amazonas 2, Amazonas 3 e Amazonas 4A, e Na posição orbital 70°W estão StarOne C2 e StarOne C4.

Todas estas posições transmitem pacotes de operadoras de tv por assinatura além de outras transmissões de emissoras de tv entre suas afiliadas, Transmissões de empresas, transmissões de dados, e rádios.

Com a evolução da tv por assinatura e a necessidade de mais e mais espaço para a transmissão de canais em alta definição no satélite, os satélites que estavam nestas posições, já com alguns anos de atividade, desgaste e tecnologia de geração passada, já não estavam mais tendo espaço para tanta necessidade de transmissão.

Desta maneira o ponto principal é mesmo a necessidade de se ter mais transponders nesta mesma posição orbital o que significa a capacidade de atender à maior necessidade de dados de seus atuais clientes e até de novos clientes.

Vale lembrar que posições orbitais como as dos satélites Amazonas 2, 3 e 4A, que pertencem à Hispasat, atendem não somente ao Brasil como também a diversos países da América Latina.

As posições orbitais também não podem ser usadas indiscriminadamente, há permissões para uso de cada posição orbital que é definida através de leilão e cada administradora de satélites tem que respeitar a posição orbital para a qual arrematou no leilão.

Desta maneira cada administradora de satélite que lança mais de um satélite para a sua mesma posição orbital o faz para otimizar o uso desta posição a qual tem direito de usar.

Por fim quando se diz que há dois ou mais satélites na mesma posição orbital não significa que eles estão fisicamente lado a lado mas sim que estão distanciados entre si em 0,1° ou até um pouco mais o que pode significar em órbita centenas de quilômetros de distância. Isto acontece para que não haja risco de os satélites se chocarem em órbita.

Fonte: Gps Pezquiza