Home / Notícias / TV Fechada / Será o fim do canal Disney XD no Brasil e no mundo?

Será o fim do canal Disney XD no Brasil e no mundo?

Por:Gabriel Tadeu
No mundo todo, o Disney XD está vendo seu domínio ruir. Desde que a Disney anunciou que todas as séries restantes do canal seriam movidas para o Disney Channel, muito se especulou sobre qual seria o futuro do irmão mais novo. E como se isso não bastasse, em um relatório recente de audiência dos EUA de 2018, foi reportado que o canal perdeu 23% de audiência, diminuindo ainda mais seus já baixos números.
Enquanto por lá o DXD segue sendo usado para exibir exclusivamente Yo-Kai Watch, Pokémon, as animações Marvel e reprises de outras animações, além de conteúdos como cobertura da E3 e da Overwatch League, já foi anunciado o desligamento do Disney XD Austrália e Nova Zelândia, e ontem (dia 5) foi o último dia de transmissão do canal nestes países. Também existem relatórios de que a Disney Índia trabalha em fazer um rebrand completo no XD, transformando-o em Marvel HQ, um canal focado em conteúdo Marvel.
Também é sabido que a Disney EMEA (Europa, Oriente Médio e África) começou a mover as séries do DXD para o Channel, e a primeira à ter o privilégio foi Os Vizinhos Green, o que indica uma preparação para mudanças. É claro que em todo o cenário televisivo, os canais perderam audiência em 2018, e a situação não é exclusiva ao Disney XD, como a Nickelodeon também viu seu público diminuir em 29%, e o Cartoon Network, em 36%. Porém, para o DXD que já era um canal de baixa audiência, a diminuição de 23% é um golpe muito forte.
Na América Latina, o Disney XD segue operando normalmente, e desde o final do ano passado, à passos lentos, começou a ganhar um sinal em alta definição para chamar de seu. No momento, todos os países vizinhos já contam com um feed em HD esperando as operadoras aderirem, porém ainda não há previsão para o sinal HD brasileiro começar a ser distribuído. O movimento é expressivo pois se existe alguma região em que o Disney XD não fracassou, esta é a do México e do Peru, onde o canal é surpreendentemente popular, tendo figurado com uma das mais altas audiências dos dois países em 2016 e 2017.
Enquanto não é feito um posicionamento oficial sobre o futuro do Disney XD, e como por aqui sempre foi tradicional para o canal dividir séries com o irmão mais velho, não há indicativo de que algo vá mudar. É provável que os próximos anos do DXD sejam seus últimos para o resto do mundo, mas na América Latina parece continuar ainda inabalável, pelo menos por enquanto. Em fevereiro, o Disney XD completará 10 anos de existência nos Estados Unidos, e a grande expectativa fica em torno do que a Disney fará para comemorar tal feito.

ANMTV

Sobre NMarques

NMarques Estar na Internet desde o Longínquo do ano de 2013 e Trabalha na área de tecnologia da Informação há mais de 2 Anos e Escreve artigos para o Clube Az Brasil, É entusiasta do Compartilhamento de Conhecimento e da Interação com o seus Leitores.

Veja Também

Brasil tem menos casas com TV a cabo e mais gente vendo filme na internet, segundo IBGE

Em valores absolutos, Brasil registrou 1,5 milhão de domicílios com TV a cabo a menos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.